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SETOR EDUCACIONAL: COMO COMPROVAR A RELEVÂNCIA DA COMUNICAÇÃO COM MÉTRICAS?

Uma das grandes dificuldades encontradas hoje pelos profissionais de marketing e comunicação que trabalham no setor educacional é conseguir mensurar o resultado de seu trabalho e demonstrar em números o retorno dos investimentos aplicados na comunicação.

Vivemos em plena era dos dados. Somos constantemente impactados por um imenso volume de mensagens que precisam ser rapidamente absorvidas e traduzidas. Vivemos a era da exposição e os telhados de vidro estão cada vez mais frágeis. É aí que entra o trabalho de comunicação. No entanto, comprovar como este trabalho contribui com os objetivos da instituição é um grande desafio.

A reputação é um dos ativos de maior valor nas organizações. As pessoas não compram mais produtos e serviços. As pessoas compram confiança, credibilidade, qualidade e solidez. Os setores de marketing de instituições educacionais são extremamente estratégicos justamente por serem as responsáveis por comunicar estes valores e tangibilizar o resultado deste trabalho é um dos maiores desafios da equipe de comunicação.

Na área educacional, a comunicação possui duas grandes oportunidades por ano para demonstrar estes valores ao público das instituições de ensino. As estratégias de comunicação, sejam elas ações, campanhas ou relacionamento com a imprensa, precisam ser extremamente assertivas para a conquista de novos alunos.

Escutar o que seu público está falando, acompanhar as ações dos concorrentes e se antecipar a possíveis situações de crise são atividades fundamentais do setor de comunicação, mas administrar este grande volume de informações e dados toma cada vez mais tempo dos profissionais desta área, que acabam se ocupando mais com atividades operacionais do que com estratégia.

Então, como ter mais tempo para pensar em estratégias de comunicação? Como comprovar que os investimentos na área estão realmente gerando resultados financeiros? Como o profissional de marketing pode defender a importância da área apresentando argumentos concretos? Comprovar os resultados dos investimentos em comunicação com métricas bem definidas é fundamental.

A Ima Gestão de Imagem oferece soluções para que este profissional possa compreender de forma objetiva como suas ações e campanhas contribuem para os resultados da instituição, tangibilizar o resultado das ações e identificar pontos de melhoria.

Por meio da análise de mídias é possível acompanhar em tempo real a evolução da imagem da marca com base em métricas quantitativas e qualitativas, que contribuirão para a criação de ações, insights, planejamento de comunicação estratégica e na comprovação dos resultados dos investimentos.

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